Pesquisar este blog

OTOPLASTIA

Uma das cirurgias plásticas mais realizadas, tanto por homens quanto mulheres, mesmo que durante a infância ou adolescência, a cirurgia de otoplastia ainda é um procedimento que gera muitas dúvidas.

Frequentemente utilizada como uma técnica de correção das orelhas de abano, a cirurgia plástica de orelha é muito buscada por estar relacionada diretamente à autoestima e aceitação com a própria aparência, visto que as orelhas são, em muitas situações, motivo de piadas e, até mesmo, bullying.

Contudo, apesar de ser um procedimento já bastante conhecido, muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da otoplastia. Entre elas, se é possível realizar a cirurgia ainda durante a infância, se ela permite diminuir o tamanho da estrutura cartilaginosa da orelha, se deixa alguma cicatriz, entre outras.

Para facilitar o entendimento, o Dr.  separou as dúvidas que mais recebe a respeito do procedimento, divididas em períodos que correspondem às etapas da otoplastia. Confira!
Antes da cirurgia


Como escolher o especialista em otoplastia?
Antes de decidir realizar ou submeter seu filho à cirurgia plástica da orelha, é fundamental realizar uma pesquisa sobre os profissionais especialistas nesse tipo de procedimento. Para isso, é recomendado procurar por um cirurgião plástico que tenha experiência com a técnica e verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso aumenta as chances de um procedimento mais exitoso.


Como funciona a consulta para otoplastia?
A consulta de avaliação para a otoplastia é agendada conforme o desejo do paciente e disponibilidade do cirurgião plástico. Nela, o especialista irá entender a queixa do paciente, examinar as estruturas que possam estar alteradas e propor o procedimento mais adequado para o caso. Neste momento, o cirurgião explica para o paciente as possibilidades de melhora e a técnica a ser utilizada. São solicitados exames pré operatórios para identificar o risco cirúrgico e diminuir os riscos de complicações.


Como é realizada a avaliação médica para a otoplastia?
Na avaliação para a otoplastia, o especialista em cirurgia plástica, além de analisar os resultados dos exames previamente solicitados, avalia, também, as estruturas da orelha do paciente e, de acordo com os diagnósticos, explica como o procedimento será ser realizado, alinhando as técnicas ideais às expectativas da paciente ou pais, no caso de crianças.

Existe idade mínima para realizar a otoplastia?
Os cirurgiões plásticos afirmam que a otoplastia pode ser realizada a partir dos 5 anos de idade, no entanto, para submeter o paciente ao procedimento é preciso que toda a estrutura da orelha esteja desenvolvida.

Na maioria das pessoas, ao atingir os 5 anos de idade, cerca de 85% da orelha já está desenvolvida e, dessa forma, já é possível saber se será necessária alguma correção. Embora a maioria dos casos de otoplastia seja realizada durante a infância, por uma solicitação dos pais, é possível realizar o procedimento durante a adolescência e na idade adulta.
Sobre a cirurgia de otoplastia

Qual tipo de anestesia é utilizado na otoplastia?
Na maioria dos casos, a anestesia utilizada para a realização da otoplastia é local, associada com sedação. No entanto, se o cirurgião plástico identificar que a anestesia geral é a melhor para o caso, ela também pode ser utilizada.

Quanto tempo demora a cirurgia?
O tempo de realização da otoplasia, bem como em qualquer outra cirurgia plástica, pode variar bastante de acordo com as particularidades do caso e o propósito do procedimento. De uma maneira geral, a otoplastia dura 2 horas
Pós-operatório

Qual o tempo de internação após a cirurgia?
O período ideal de internação de cada paciente irá variar de acordo com o procedimento realizado, mas, principalmente, da anestesia utilizada. Para os casos em que foi utilizada a anestesia geral, é orientado que o paciente só receba a alta hospitalar 12 horas após o procedimento. Já nos casos de anestesia local, o período de internação pode variar de 4 a 6 horas.

Quanto tempo ficarei com pontos e curativos?
Para a proteção e correta recuperação da cirurgia plástica de orelha, é comum que o paciente utilize pequenos curativos, além de uma faixa compressiva, a fim de evitar qualquer tipo de trauma. Em alguns casos mais específicos, o cirurgião plástico envolve a orelha do paciente em uma película gessada. Em ambos os casos, será permitida a remoção dos curativos apenas após a autorização do cirurgião plástico.

Os pontos devem ser removidos em aproximadamente 15 dias após a otoplastia, durante o retorno de avaliação com o cirurgião plástico e não há dor na retirada.

Em qual posição deverei dormir nos primeiros dias?
O ideal é evitar dormir de lado, apoiado nas orelhas, ao longo de, pelo menos, 45 dias após a realização da otoplastia. Essa recomendação é para evitar que ocorra a compressão das orelhas, podendo prejudicar na recuperação do procedimento.

Durante esse período, é normal que o cirurgião plástico oriente a utilização de uma bandana ou uma faixa sobre as orelhas durante a noite, para garantir uma maior proteção ao paciente.

Em quanto tempo poderei realizar exercícios físicos?
É possível retornar às atividades cotidianas, como o trabalho e estudos, em até três dias após a otoplastia. Contudo, para retornar a realizar atividades físicas é necessário aguardar a liberação do cirurgião plástico. Para o retornar a prática de esportes de alto impacto e de contato direto, como lutas marciais, por exemplo, é necessário aguardar cerca de 2 meses.
Dúvidas gerais sobre otoplastia

A orelha de abano pode voltar?
Desde que o procedimento de otoplastia tenha sido realizado corretamente e, principalmente, por alguém com experiências na técnica, o problema não deverá retornar, sendo uma cirurgia plástica definitiva. Para que o resultado atenda às expectativas do paciente e seja mantido, é necessário, também, realizar o período pós-operatório corretamente, visto que qualquer deformação ou manipulação das estruturas podem afetar a recuperação e a cicatrização da otoplastia.

Posso associar a otoplastia a outra cirurgia?
Sim. Associar a cirurgia plástica da orelha com algum outro procedimento é uma prática comum e que apresenta diversas vantagens, tanto financeiras quanto relacionadas ao período de recuperação do paciente.

No entanto, é preciso apenas confirmar com o cirurgião plástico a possibilidade de associar as técnicas de interesse, visto que existem alguns fatores que precisam ser considerados, como o tempo de cada cirurgia plástica, as orientações do período pós-operatório, entre outros.


Beauty Plastic é uma empresa especializada em Cirurgia Plástica Estética.
Contamos com os melhores profissionais para melhor atendê-los.
Cirurgião Plástico de São Paulo-SP e do Brasil.
End: Avenida Paulista, 1765, 13 andar sala 1314 | Cerqueira César - São Paulo - SP | Próximo Metrô Consolação
Cep: 01311-200
Tel: 11 2450-7923 - Whatsapp: (11) 99360-0450
E-mail: beautyplastic01@gmail.com
Horário: Atendimento
Segunda á Sexta: 9:00h ás 18:00h
Sábado: 9:00h ás 13:00h


ESPECIALIDADES
GINECOMASTIA
PLÁSTICA DE ABDÔMEN
PRÓTESE DE SILICONE
TRANSPLANTE CAPILAR
MASTOPLASTIA REDUTORA
LIPOESCULTURA
PLÁSTICA DE PÁLPEBRAS
CIRURGIA ÍNTIMA
PLÁSTICA DE NARIZ
COXAS
LIPOASPIRAÇÃO DA PAPADA
LIPOASPIRAÇÃO
LIFTING SOMBRANCELHAS
REJUVENESCIMENTO FACIAL
QUEIXO

CIDADES
Brasil
São Paulo
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
Santo André
Diadema
Mauá
Ribeirão Pires
Suzano
Itaquaquecetuba
Barueri
Poá
Osasco
Guarulhos
ABC
SP
SBC
SCS

CIRURGIA PLÁSTICA
Cirurgia Plástica
Cirurgia Plástica Brasil
Cirurgia Plástica São Paulo
Cirurgia Plástica São Bernardo do Campo
Cirurgia Plástica São Caetano do Sul
Cirurgia Plástica Santo André
Cirurgia Plástica Diadema
Cirurgia Plástica Mauá
Cirurgia Plástica Ribeirão Pires
Cirurgia Plástica Itaquaquecetuba
Cirurgia Plástica Suzano
Cirurgia Plástica Poá
Cirurgia Plástica Barueri
Cirurgia Plástica Osasco
Cirurgia Plástica Guarulhos
Cirurgia Plástica ABC
Cirurgia Plástica SP
Cirurgia Plástica SBC
Cirurgia Plástica SCS

CIRURGIÃO PLÁSTICO
Cirurgião Plástico
Cirurgião Plástico Brasil
Cirurgião Plástico São Paulo
Cirurgião Plástico São Bernardo do Campo
Cirurgião Plástico São Caetano do Sul
Cirurgião Plástico Santo André
Cirurgião Plástico Diadema
Cirurgião Plástico Mauá
Cirurgião Plástico Ribeirão Pires
Cirurgião Plástico Suzano
Cirurgião Plástico Itaquaquecetuba
Cirurgião Plástico Barueri
Cirurgião Plástico Osasco
Cirurgião Plástico Guarulhos
Cirurgião Plástico ABC
Cirurgião Plástico SP
Cirurgião Plástico SBC
Cirurgião Plástico SCS
Cirurgião Plástico Especialista
Cirurgião Plástico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário